O ORCID é um código único para o pesquisador, uma espécie de CPF digital, uma vez que é único. Desta forma, permite desambiguar homônimos (pessoal distintas com nome iguais, inclusive as iniciais).

Em breve a EntomoBrasilis estará exigindo de todos os autores seu ORCID, portanto pedimos que todos cadastrem-se, uma vez que isso redundará em melhor qualidade do periódico assim como uma maior visibilidade dos artigos nela publicados.O ORCID faz parte da Scopus e permite a importação dos artigos publicados de outras bases, tais como: Crossref Metadata Search, Scopus, DataCite, Redalyc, MLA , ResearchID, Europe PubMed Central, dentre outras. Existe ainda a possibilidade da inserção manual dos dados de artigos publicados.

É importante que todos os pesquisadores façam o cadastro no ORCID, que permitirá a desambiguação das citações permitindo que as métricas sejam mais precisas.

Um exemplo do ORCID do editor chefe da EntomoBrasilis http://orcid.org/0000-0001-6607-9354.

Atualmente os Editores Têm encontrado muita dificuldade para resolver problemas com desambiguação e mesmo a uniformização das referências. Veja o que o site do ORCID diz para o Editores de Periódicos.

Os editores enfrentam problemas de autoria diariamente. Quem deve ser listado como autor? Como a função de um autor pode ser reconhecida de maneira adequada? Como podemos diferenciar a responsabilidade do autor? Juntamente com isso, há o relatório de conflito de interesses: quem precisa reportar o quê, e em qual contexto? Por exemplo, um “ponto de dor” perene para editores é a gestão dos bancos de dados de autores, que para muitas revistas são coleções de registros duplicados exigindo investimento contínuo para atualizá-los e desambiguá-los. Possuir bancos de dados de autores precisos é necessário para compreender a história de um autor, realizar buscas precisas baseadas em nomes e encontrar e gerenciar revisores. Outro ponto de dor é o processamento de metadados na seção de referência de publicações aceitas; na ausência de identificadores de autores, esses metadados exigem desambiguação manual para conectar os autores aos respectivos artigos. O ORCID fornece um registro central de pesquisadores que atravessa disciplinas, locais de trabalho, setores e fronteiras nacionais. Ao apoiar as conexões entre vários conjuntos de dados, tal registro pode se tornar um painel de distribuição para pesquisadores e editores ao rastrear e gerenciar a disseminação de achados de pesquisa…

Fonte: http://orcid.org/organizations/publishers

Da mesma forma para os autores o ORCID tem uma página dedicada a explicar o que é o sistema. Abaixo reproduzimos parte do texto.

Como pesquisadores e acadêmicos, vocês enfrentam o constante desafio de distinguir suas atividades de pesquisa de outras pessoas com nomes semelhantes. Você precisa ser capaz de anexar de forma fácil e única sua identidade a objetos de pesquisa como conjuntos de dados, equipamentos, artigos, histórias na mídia, citações, experimentos, patentes e cadernos. Conforme você colabora entre disciplinas, instituições e fronteiras, tem de interagir com um crescente número e diversidade de sistemas de informação de pesquisa. Sempre ficar inserindo dados pode levar tempo e muitas vezes é frustrante…

Fonte: https://orcid.org/content/initiative

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s